quarta-feira, 18 de maio de 2011

Proteja sua saúde de quedas bruscas de temperatura

O frio já apareceu e, com isso, algumas doenças podem aparecer. Alergia, resfriado, asma e gripe são apenas algumas das doenças que se intensificam com a queda de temperatura.

“Medidas simples colaboram para melhorar a qualidade de vida nos dias mais frios, e fazem toda a diferença para prevenir problemas de saúde”, afirma o médico pneumologista e coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Confira algumas dicas para manter a saúde no frio:

Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Agasalhe-se antes de sair;

Ingerir líquidos quentes ao longo do dia, como chás, café e chocolate quente, ajuda a manter o corpo aquecido, mas deve-se evitar o exagero no consumo desses produtos.

Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos;

Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado_ quente ou frio;

As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos;

As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes como bronquite e rinite costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações;

Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”;

Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas à cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.


Tomar café reduz risco de câncer de próstata

Efeito pode estar ligado a propriedades anti-inflamatórias da bebida
Para reduzir os riscos de desenvolver um câncer de próstata, quanto mais café você tomar, melhor. Um novo estudo indica que homens que bebem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de tumor nesse local.

Até aqueles que bebem apenas entre uma e três xícaras por dia já se beneficiam com uma queda de 30% do risco de ter o tipo mais letal do câncer de próstata, dizem os pesquisadores da Harvard School of Public Health.

Lorelei Mucci, professora de Harvard e principal autora do trabalho, diz que poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir. Nosso estudo é o maior até hoje a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de câncer de próstata letal.

Segundo os pesquisadores, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que leva a crer que o benefício está associado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café.

Os principais fatores de risco associados a esse tipo de câncer são as dietas ricas em gordura, consumo exagerado de álcool e a exposição a produtos químicos, além da hereditariedade.

O estudo acompanhou 47.911 homens, que forneceram aos pesquisadores informações sobre seus hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008. Ao longo da pesquisa, 5.035 deles desenvolveram câncer de próstata, incluindo 642 casos letais.