segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ê ÔÔU VIDA DE GADO...

...POVO MARCADO Ê, "POVO FELIZ" (Será?)

Começo minha nova postagem com a frase da música de Zé Ramalho (Admirável Gado Novo). Essa música me fazem lembrar das minhas aulas de História do Brasil quando estudávamos sobre Coronelismo e nesse assunto sempre aparecia um tópico chamado CURRAL ELEITORAL.
Curral eleitoral é uma expressão utilizada por historiadores brasileiros na República Velha que indicava uma região onde um político possuía grande influência, é bastante conhecido ou onde é muito bem votado.
A origem da expressão vem do tempo em que o voto era aberto no Brasil. Assim, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais. Nesses locais o coronel oferecia ao eleitor trabalho, dinheiro, moradia, para votar em seu candidato.

Vejo ainda hoje muita gente se prestando a esse papel, gente que troca seu voto por empregos de cargos comissionados e que não tem nenhuma qualificação para estar a frente de tais cargos públicos. Gente que por temor ou por pura bajulação e conveniência, desrespeitam as pessoas e a sociedade. E quando aparecem pessoas que têm um olhar crítico frente a assuntos como política, cultura e sociedade no geral e que expressam seus pontos de vista, elas acabam incomodando tais capachos e seus capatazes, pois as mesma não têm vendas nos olhos e sabem enxergar o mundo a sua volta.

Só digo uma coisa, quem nasceu para ser Gado Marcado à Ferro que coloque "seus coros" para queimar, porque nesse CURRAL ELEITORAL CORONELISTA de Janduís existem muitas novilhas desgarradas e espertas, existe um ADMIRÁVEL GADO NOVO que sabe o que é Democracia, Política, Ditadura e sabe usar o Senso Crítico. Ê VIDA DE GADO!

FONTE: santelmagomes.blogspot.com