sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Parnamirim e Timbaúba dos Batistas apresentam menor taxa de pobreza no RN

Dos municípios potiguares, Timbaúba dos Batistas apresenta a menor taxa de pobreza no Estado: 4,01%. Das cidades de médio e grande porte, Parnamirim é a primeira com o percentual mais baixo. Dos mais de 202 mil habitantes, 4,26% têm renda familiar per capita abaixo de um quarto do salário mínimo.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo-2010. No ranking elaborado pelo chefe da unidade do IBGE no RN, José Aldemir Freire, só dois municípios da Grande Natal aparecem entre os dez primeiros: Parnamirim e Natal.

Os indicadores socioeconômicos do instituto ainda estão em fase de formatação, mas os números preliminares do Censo apontam que Parnamirim tem o segundo melhor rendimento médio mensal (R$ 742,79), só perdendo para a capital.

O município de Timbaúba dos Batistas, localizado na região Seridó do Estado, tem o artesanato, especialmente o bordado, como principal fonte de renda da população.



Lista da taxa de pobreza:


Timbaúba dos Batistas 4,01%
Parnamirim 4,26%
Carnaúba dos Dantas 4,29%
Natal 4,56%
Caicó 4,62%
Mossoró 5,17%
Santana do Seridó 5,90%
Ipueira 6,21%
São José do Seridó 6,43%
Jardim do Seridó 6,47%
Parelhas 7,68%
Messias Targino 7,88%
Cruzeta 8,02%
Pau dos Ferros 8,41%

FONTE: Blog da Abelhinha
Os que tem a pretensão de disputar o pleito de 2012 têm até esta sexta-feira (7) para se filiarem ou trocarem de partido. Em Caraúbas/RN, isso já vem acontecendo há vários dias e até o esgotamento do prazo muita coisa ainda pode ocorrer.

Muitos partidos vem sendo reforçados, como é o caso do PT, PMDB e PDT. Outros, começam a buscar mais espaço, como é o caso do PTN, PSDC e do recém criado PSD.

Discórdia

Vale salientar que muitos líderes de partido ameaçam entrar com pedido de cassação de mandato daqueles que mudam de partido. Aqui no Estado, o PSB vem sofrendo perdas significativas em seu quadro de prefeitos e vereadores e deve lutar junto à Justiça Eleitoral para punir os que "abandonaram" a legenda.


Por KLÍCIO VIEIRA
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou o ranking dos preços cobrados pela gasolina nos Estados e no Distrito Federal.

 
Mais uma vez, o Rio Grande do Norte figura entre os que cobram mais caro, sendo que no Nordeste é superado apenas pelo Estado de Alagoas. A média cobrada chega perto dos R$ 3,00, e atinge níveis superiores em algumas cidades do interior.

 
O curioso é que o RN é um dos maiores produtores de petróleo do país. Mas, quando se quer cobrar impostos, certamente isso não é levado em consideração.

Por KLÍCIO VIEIRA