terça-feira, 29 de novembro de 2011

AÇÃO DE CIDADANIA EM JANDUIS


A Câmara Municipal de Janduís sediou na última sexta-feira (25/11), no horário de 8h às 17h, um dos mais importantes eventos de sua história política e administrativa ao longo dos tempos: A Central do Cidadão Itinerante.
Mais conhecida como “Ação de Cidadania”, essa atividade foi solicitada pelo vereador Jozenildo Morais, através de requerimento apresentado e aprovado pela unanimidade dos parlamentares que fazem a Casa de Leis janduiense.
O requerimento foi encaminhando ao Governo do Estado e prontamente atendido pela Secretaria de Justiça e Cidadania – SEJUC/RN e pelo Instituto Técnico Científico de Polícia – ITEP/RN, cujo Diretor Geral é o médico legista/pediatra, Dr. Nazareno de Medeiros Costa.

Para os janduienses, principalmente as crianças, os adolescentes, jovens e adultos que lotaram a Câmara a procura dos serviços, a propósito do vereador Jozenildo Morais está consolidado como um dos principais projetos sociais realizados pelo Município de Janduís em benefício das famílias carentes.

O papel do projeto ultrapassa a função da realização dos atendimentos e reflete também na questão do contato direto entre o Poder Legislativo e a população, considerando que iniciativas desse porte contribuem para sanar a dificuldade de muitas pessoas que necessitariam se deslocar até Caraúbas, Mossoró, Assú ou outros centros, para fazer sua documentação.

De acordo com Dr. Nazareno de Deus, Diretor do ITEP, os números de atendimentos superaram as expectativas, isso mostra que a comunidade estava mesmo precisando de uma ação dessas para garantir documentação a quem realmente precisa. “Só quem se dirigiu a Câmara e saiu totalmente documentado pôde perceber a importância dessa ação”.

Segundo o vereador propositor Jozenildo Morais, foram realizados 790 (setecentos e noventa) atendimentos. Os serviços oferecidos foram: Carteira de Identidade (1ª e 2ª via), CPF (1ª e 2ª via), Carteira de Trabalho, Xerox e Fotos 3x4. “Estou feliz e grato a Deus por essa oportunidade de servir aos que mais precisam e poder contribuir com a cidadania e justiça social do nosso povo. Todos esses documentos feitos gratuitamente servem para dar dignidade às pessoas”, comentou Jozenildo.

O vereador informou que já realizou contato com o ITEP para ver a possibilidade de ser realizada uma ação de cidadania na zona rural, provavelmente no próximo ano, num dia em que possa ser atendido o maior número de trabalhadores rurais. 
FONTE: avozdejanduis.blogspot.com