quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tomar café reduz risco de câncer de próstata

Efeito pode estar ligado a propriedades anti-inflamatórias da bebida
Para reduzir os riscos de desenvolver um câncer de próstata, quanto mais café você tomar, melhor. Um novo estudo indica que homens que bebem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de tumor nesse local.

Até aqueles que bebem apenas entre uma e três xícaras por dia já se beneficiam com uma queda de 30% do risco de ter o tipo mais letal do câncer de próstata, dizem os pesquisadores da Harvard School of Public Health.

Lorelei Mucci, professora de Harvard e principal autora do trabalho, diz que poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir. Nosso estudo é o maior até hoje a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de câncer de próstata letal.

Segundo os pesquisadores, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que leva a crer que o benefício está associado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café.

Os principais fatores de risco associados a esse tipo de câncer são as dietas ricas em gordura, consumo exagerado de álcool e a exposição a produtos químicos, além da hereditariedade.

O estudo acompanhou 47.911 homens, que forneceram aos pesquisadores informações sobre seus hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008. Ao longo da pesquisa, 5.035 deles desenvolveram câncer de próstata, incluindo 642 casos letais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário