sexta-feira, 8 de abril de 2011

SEMANA SANTA - O QUE SIGNIFICA ???

Olá queridos leitores, como estão vocês? Hoje vou falar sobre o que é semana santa, vou apontar questões que não existe e no final vou fazer um breve comentário sobre a relação da nossa sociedade com essa tradição.

Antes de falar sobre a semana santa em nossa cidade, antes disso o que é semana santa? A semana santa obviamente é uma tradição cristã que comemora a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

Olhando a semana santa de um ângulo diferente e de uma forma mais crítica, podemos ver a ilusão nítida nas crendices. Vejam alguns costumes que ainda vigora em nossa cidade.
  1. Não tomar banho na “semana santa”;
  2. Não comer carne, a não ser de peixe;
  3. Não se deve trabalhar em casa (limpando, varrendo, etc.;
  4. Deve-se fazer penitencia;
  5. Não discutir com ninguém;
  6. Não ouvir músicas seculares;
  7. Não cortar cabelo;
  8. Sexo? nem pensar!
  9. Não comer doces;
  10. Nenhum tipo de negócio deve ser realizado;
  11. Ha relatos de pessoas que tomaram banho na quarta-feira de trevas e ficou “entrevada”.
  12. Não pegar em armas, branca, de fogo, etc…
  13. Não varrer casa;
  14. Não falar palavrão; é melhor usar o que acontece na tv: Usa-se o “Piiiiiii”;
  15. Há uma tradição de roubar galinha na sexta-feira ;
  16. Há outra tradição de “malhar” o judas; (destruir na verdade);
  17. Não fumar nem beber;
  18. Sexo? Nem pensar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Várias pessoas já me falaram que era pra eu me calar, afinal eu não sou ninguém, se eu vivesse com uma bíblia na mão falando coisas irracionais talvez certas pessoas até me apoiassem. Mas o que se significa a semana santa aqui em Janduís? aqui em nossa cidade a semana santa está banalizada, infelizmente.

Como todos já sabem, a nossa sociedade está cada vez mais hedonista, não estou falando bobagem isso é fato, tanto é que a semana santa é sinônimo de álcool e farras! Aqui em Janduís não existe semana santa sem álcool, é visível em todo local da nossa cidade as pessoas bebendo comemorando a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

É visível que a semana santa é tomada como pretesto para o prazer e o divertimento e não como adoração ao costume. Acho que as autoridades religiosas deveria fazer alguma coisa em relação a isso. pois mesmo sendo um costume baseado em crendices que não fazem o menor sentido deveria ao menos tentar mobilizar a nossa sociedade em não misturar álcool com a paixão de cristo. Se a coisa persistir, não vai demorar muito para o título de semana santa passar para semana alcoólica.
FONTE: janduis-city.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário